
In Full communion with The Catolich Church of England and Wales - CCEW UK


O brasão e sua descrição heráldica
Chapéu prelatício, cordões, 12 borlas verdes e cruz – identificam o brasão episcopal;
-O chapéu com cordas e doze borlas verdes é símbolo de Cristo cabeça da Igreja e dos doze apóstolos, a cuja missão o Bispo encontra-se intimamente associado. A cruz pastoral dourada indica que o ministério do bispo existe em referência ao ministério pastoral de Cristo e em continuidade com o mesmo. Atuando na pessoa e em nome de Cristo, o Bispo se converte para a Igreja a ele confiada, em sinal do Senhor Jesus, Pastor e Esposo, Mestre e Pontífice da Igreja.
-o “P” com as sementes e o livro - simboliza o Cristo Palavra Viva que é fecundada em cada coração e espera que gere frutos. Alusão também à comunidade católica a qual o bispo fez parte e que ali despertou frutos de renovação.
- A Cruz Anglicana em vermelho alusivo à missão e oblação de cada misssionário da Palavra. A cor vermelha, simbolizam a fortaleza, bons cuidados, fidelidade, alegria e honra, além do sangue redentor do Salvador e dos santos mártires, como religioso Missionário da Palavra, é chamado à anunciar por toda parte as Riquezas insondáveis do amor de Cristo aos mais longínquos rincões.
– A Estrela em Azul – Alude a Virgem Maria, fala da natureza mariana da vocação do Missionário da Palavra e da identidade de toda a Igreja que contempla em Maria a imagem perfeita do seu ser e do dinamismo de sua missão. Contemplando-a como serva fiel, aquela que está intimamente ligada ao Ministério de Cristo até a Morte e Ressurreição. Ali, o bispo encontra na Virgem Maria a perfeição da santidade para a qual ele deve caminhar com todas as suas forças e à qual tende o rebanho que lhe foi confiado. O campo azul traduz justiça, a serenidade, a fortaleza que é condição indispensável ao ministério episcopal, que traduz o seguimento de todo Missionário da Palavra aos ensinamentos de Cristo e o seu amor por Maria.
- A Pomba com as Línguas de fogo - representa o Espirito Santo e seus dons que é dada a cada um, aludindo o lema episcopal “Omnina pro Ominubus” – “Tudo para Todos”, simboliza a pureza, a esperança, inocência, castidade, humildade e a eloquência, atributos indispensáveis ao serviço episcopal.
- A Água ou Ondas simboliza a missão de ser sempre pescador de homens e mulheres para o ministério de Cristo. “Avancem para águas mais profundas”,
Assim, as partições do escudo representam a origem, o destino e a base do ministério episcopal de Dom João Bôsco.
-O Lema: “Omnia pro Omnibus ou Tudo para Todos” – ilumina o caminho e a vida ministerial do episcopado de Dom João Bôsco com o desejo constante de glorificar a Deus e de levar com alegria e disposição todas as pessoas ao encontro do Amor encarnado. Sem fazer distinção de pessoa e ou de sua condição. Pois Cristo veio para todos, sobretudo, para os pecadores;


